Vantagens da Solução Montijo

A construção de um aeroporto civil na Base Aérea do Montijo é a única solução operacionalmente viável para aumentar a capacidade aeroportuária e responder ao aumento da procura da região de Lisboa, que responde aos requisitos de urgência, capacidade, comportabilidade e acessibilidade, no contexto atual.

Mais rápido

A adaptação das condições da Base Aérea Militar do Montijo é a solução mais rápida e eficaz, uma vez que aproveita uma infraestrutura aeroportuária que já existe, deixando de ser necessário construir um aeroporto de raiz, que implicava um tempo de construção muito maior.

Mais atrativo para os passageiros

Um aeroporto complementar no Montijo é a solução mais atrativa para os passageiros. Em primeiro lugar, porque fica apenas a cerca de 20-30 minutos do centro de Lisboa, quer por acesso rodoviário, quer por ligação fluvial Cais do Seixalinho – Cais do Sodré.

E, também, por ter a cidade de Lisboa à  vista, acrescentando à  chegada uma dimensão paisagística espetacular, garantindo, assim, uma melhor experiência de viagem aos passageiros.

Mais atrativo para as companhias aéreas

Ao necessitar de menos investimento, torna-se possível a aplicação de taxas aeroportuárias mais baixas.

Este é um dos fatores que torna a localização do novo aeroporto bastante vantajosa, também para as companhias aéreas que vão poder usufruir de taxas mais competitivas num aeroporto com excelentes condições operacionais, acessibilidades, muito próximo de Lisboa.

É uma infraestrutura pensada de raiz para oferecer as mais modernas condições operacionais e uma dimensão ecológica de minimização de impactos e de racionalidade energética.

Sem custos para os contribuintes

O investimento necessário para o aeroporto provém exclusivamente da ANA Aeroportos de Portugal, empresa concessionária dos aeroportos nacionais, e das taxas aeroportuárias sem encargos para o Estado, deixando assim os contribuintes fora das fontes de financiamento do projeto.

Esta é a solução com menos custos envolvidos uma vez que faz o aproveitamento de uma infraestrutura já existente, nomeadamente da pista que apenas necessita de ser remodelada e aumentada. A solução do aeroporto complementar na BA6 não obriga a um investimento com impacto nas finanças públicas, visando reconstruir, num local diferente, capacidades aeroportuárias existentes.

 

Mais sobre a solução

  • A construção de um aeroporto civil na Base Aérea do Montijo é a única solução operacionalmente viável para aumentar a capacidade aeroportuária e responder ao aumento da procura da região de Lisboa, que responde aos requisitos de urgência, capacidade, comportabilidade e acessibilidade...

    Vantagens da Solução Montijo

    A construção de um aeroporto civil na Base Aérea do Montijo é a única solução operacionalmente viável para aumentar a capacidade aeroportuária e responder ao aumento da procura da região de Lisboa, que responde aos requisitos de urgência, capacidade, comportabilidade e acessibilidade...

  • A implantação do novo aeroporto no Montijo tem um impacto muito positivo ao nível socioeconómico.
De acordo com estimativas já realizadas espera-se a criação de milhares de postos de trabalhos nas várias fases do projeto, que contribuirão para o indiscutível desenvolvimento da região sul do Tejo.

    Impacto económico para a região

    A implantação do novo aeroporto no Montijo tem um impacto muito positivo ao nível socioeconómico. De acordo com estimativas já realizadas espera-se a criação de milhares de postos de trabalhos nas várias fases do projeto, que contribuirão para o indiscutível desenvolvimento da região sul do Tejo.

© 2020 All rights reserved